segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Conheça os Alimentos Inimigos da sua Saúde!

Se você quer manter ou perder peso e, principalmente, ter hábitos alimentares saudáveis, é importante manter distância de certos alimentos que podem causar danos à saúde, seja pela concentração de substâncias nocivas ou pela ausência completa de nutrientes necessários ao funcionamento de nosso corpo.

Confira a lista dos alimentos que você deve banir do seu cardápio ou consumir com muita, muita moderação:

Batatas fritas: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. Também são muito calóricas.

Refrigerantes: são cheios de açúcar e outros produtos químicos, além de altamente calóricos e sem qualquer nutriente. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais, que não são saudáveis.

Algodão-doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais.

Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo, pois tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. O pão integral é a melhor opção.

Sopa industrializada: é pobre em nutrientes e repleta de sódio e conservantes.

Alimentos embutidos: a carne processada (linguiça, bacon, presunto, salame, mortadela, salaminho, bacon, salsicha, entre outros) é preservada através de defumação, excesso de sal (sódio) e conservantes químicos. Um estudo recente do World Cancer Research Fund alerta para um risco 20% maior de desenvolver câncer de cólon pela ingestão de alimentos embutidos.

Alimentos com gorduras trans: a gordura trans é uma gordura que representa um risco sério à saúde. Além disso, os alimentos que contêm este tipo de gordura (bolachas, bolos, chips, produtos de fast-food, etc) são usualmente bastante calóricos.

Alimentos fritos: as frituras são muito ricas em gorduras e, conseqüentemente, em calorias. Além disso, os alimentos fritos em restaurantes normalmente são cozinhados em óleos que já foram utilizados várias vezes, o que os tornam ainda mais nocivos à saúde.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Que é Whey Protein?

Whey Protein é o nome mais conhecido da proteína do soro do leite, uma proteína bastante concentrada, com alto valor biológico, que apresenta todos os aminoácidos essenciais e não essenciais em quantidades balanceadas e de fácil digestão e absorção. Um crescente número de estudos tem demonstrado que a Whey Protein possui propriedades únicas, reduzindo o estresse, diminuindo níveis de cortisol, auxiliando na diminuição da pressão sangüínea, aumentando a performance física e reforçando o sistema imune, motivos pelos quais tornou-se um complemento alimentar unânime, usado por atletas das mais diversas modalidades. Esse suplemento funciona principalmente para quem exige da musculatura em um nível de treino muito alto, pelo menos 4 vezes por semana.

Durante os exercícios, ocorre um declínio na taxa de proteína, aumentando, assim, a necessidade de proteína e de aminoácidos para o reparo do tecido e crescimento do músculo. A falta de proteína pode conduzir ao catabolismo, dificultando os ganhos no tamanho e na força do músculo. Por isso, obter a quantidade adequada de proteína é crucial para a manutenção da massa muscular e manter o corpo em equilíbrio positivo de nitrogênio, necessário para novo crescimento e reparo. Um indivíduo que treine intensamente com pesos, por exemplo, deverá consumir 2 gramas de proteína por Kg de peso do corpo. Sendo assim, suplementar a dieta com Whey Protein é uma maneira eficaz de manter o nível adequado de proteína por todo o dia.

Não se esqueça que o grande trunfo para ter um corpo saudável é adotar uma alimentação equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares: os energéticos (massas e pães), ricos em carboidratos e combustíveis da atividade física; os reguladores (frutas e legumes), que contém fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para as funções metabólicas; e os construtores (carnes e laticínios), que fornecem proteínas,responsáveis pela formação e renovação da pele, da musculatura e dos ossos. Mas se você malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade, os suplementos nutricionais dão aquele algo a mais para você obter uma melhor performance.

Hoje em dia é possível encontrar no mercado uma grande variedade de Whey Protein, de diversas marcas e até sabores. Se você não sabe qual escolher, vou dar uma dica: Whey Protein Isolate da Sintetase, que é fabricada por microfiltração em baixa temperatura, não apresentando as impurezas presentes nos outros tipos de whey. Os sabores são: morando, baunilha e uva.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Os Benefícios dos Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos são ótimos para quem deseja perder godura, pois aumentam o metabolismo graças ao efeito térmico que possuem, induzindo o corpo a gastar certa quantidade de energia durante a digestão. Mas para se conseguir os resultados esperados em uma dieta termogênica, os alimentos devem ser introduzidos regularmente no dia a dia. Confira abaixo alguns desses alimentos super-poderosos:

Chá Verde: Estudos mostram que o extrato de chá verde estimula o metabolismo e colabora com a perda de peso. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.

Mostarda: Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher de chá de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à ingestão.

Brócolis: Esse vegetal é rico em cálcio, que potencializa a perda de peso. Além disso, é rico em vitamina C, que estimula a absorção do cálcio. Sendo assim, o brócolis auxilia o emagrecimento e ainda reforça o sistema imunológico.

Laticínios magros: De acordo com um estudo publicado na Obesity Research, laticínios podem acelerar a perda de peso. Este poder está associado ao alto índice de cálcio e proteínas.

Carnes magras: Este famoso construtor muscular também é capaz de estimular seu metabolismo. Inúmeros estudos mostraram que proteínas potencializam o metabolismo, reduzem a gordura e constroem massa magra, provocando um maior consumo calórico. Para aumentar a dose de proteínas da sua dieta, o Whey Protein é excelente.

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.

Gengibre: Um trabalho realizado na China mostrou aumento do metabolismo em 20%. Pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.

Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, elimina o excesso de “líquidos” e aumenta a energia do organismo. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes(como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Outros alimentos com a mesma capacidade são: acelga, couve, aspargos, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, gorduras vegetais (em especial a de côco) e produtos derivados de chocolate.

Mas atenção: não é recomendável alimentar-se somente com esses alimentos. O ideal é ter uma alimentação balanceada enriquecida com os termogênicos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dicas para Manter o Metabolismo em Alta

Algumas atitudes e mudanças de hábitos podem ajudar a acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias e perder peso. As dicas parecem bem simples mas, se implementadas a longo prazo, podem surtir efeito:

  • Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), tornando-se mais lento.
  • A água gelada acelera o metabolismo, pois para elevar o líquido de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna, há um maior gasto de energia. O mínimo recomendado é de seis a oito copos por dia.
  • Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a conseqüente sensação de fome.
  • Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.
  • Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar e mastigar bem os alimentos.
  • Dormir bem é importante, pois é no sono que é produzido os principais hormônios anabólicos, como GH e a testosterona, que são essenciais para manter um bom metabolismo.
  • Faça ginástica, mas não é preciso exagerar. O metabolismo se mantém acelerado até oito horas depois de uma sessão de ginástica aeróbica. Já quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa ainda continua 7% mais alta. Além disso, a musculação aumenta a massa magra, que acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. O ideal é alternar as atividades aeróbicas e anaeróbicas.

O Que é Metabolismo

Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando.

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

O metabolismo também é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, alimentação, tecido muscular, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Levando-se em conta tais fatores, é fácil entender porque algumas pessoas gastam mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder os quilos extras.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Café-da-Manhã: Não Saia Sem Ele!

Pode parecer estranho, mas quem toma um café-da-manhã reforçado queima mais calorias do que quem pula essa refeição. Segundo pesquisadores, as pessoas que não tomam café-da-manhã têm metabolismo diminuído em relação àqueles que fazem o desjejum regularmente. Além disso, quem fica muito tempo em jejum exagera nas refeições ao longo do dia, aumentando o acúmulo de nutrientes e calorias que, se não forem gastas, serão armazenados sob forma de gordura.

O café-da-manhã é a refeição mais importante do dia, pois refaz as reservas de energia utilizadas durante a noite, interrompe um jejum de aproximadamente 8 horas que fazemos enquanto dormimos, ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e também a acelerar o metabolismo, que é o motor do nosso corpo. Quando não nos alimentamos após acordar, nosso organismo usa outras fontes de energia, obrigando o corpo a fazer mudanças metabólicas que podem afetar o seu funcionamento normal. Além disso, esse costume pode comprometer as funções cognitivas, principalmente as relacionadas com a memória e concentração.

Se o seu problema é não ter fome ao acordar, procure comer menos à noite, o que o ajudará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

E nem pense em sair de casa em jejum, principalmente se você for se exercitar! Mesmo se você for malhar bem cedo, é importantíssimo se alimentar bem, senão o rendimento não será tão positivo. Ao invés de gastar as energias, o seu corpo vai poupá-las e você não conseguirá perder peso.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Por Que Alongar?

Os alongamentos são exercícios que contribuem para melhorar a flexibilidade corporal, pois promovem estiramentos das fibras musculares, que resultam no aumento do comprimento muscular. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade e menor o risco de lesões.

É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Porém, os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.

Os benefícios promovidos por esse tipo de exercício são vários: prevenção de lesões esportivas, melhora da consciência corporal, diminuição do estresse e das tensões musculares obtidas no decorrer do dia, sensação de bem estar, melhora da circulação sangüínea, auxílio no bom alinhamento postural e até no preparo do organismo para realizar outros tipos de atividades físicas. Mas deve-se respeitar os seus limites para não causar lesões nos músculos e tendões.

Veja abaixo um vídeo com a personal trainer Daniela Fernandes, que ensina uma seqüência de alongamento para corredores:


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os Perigos da Gordura Abdominal


A gordura mais danosa ao corpo humano, em termos de saúde é aquela que se concentra no abdômen, a famosa barriga “de cerveja”. Além de ser anti-estético, a obesidade abdominal é perigosa porque está ligada ao desenvolvimento de vários fatores de risco ao coração, como níveis de colesterol, resistência à insulina, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão e trombose. Ela também oferece risco de câncer, em especial os de mama, útero, cólon, intestino grosso e rins.

O estilo de vida reforça essa tendência. A bebida e os petiscos do "happy hour", a feijoada do sábado e o churrasco de domingo, somados ao sedentarismo e ao estresse, transformam-se em gordura localizada. Controlar a alimentação, dando preferência a verduras, frutas, legumes e cereais, é o primeiro passo para eliminar a barriga e não gerar outros problemas. Também é importante praticar atividades físicas. E não se pense que uma série de abdominais é a solução, pois essa atividade apenas promove o enrijecimento da musculatura do abdômen. Para queimar a gordura é necessário praticar exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta ou corrida.

Para saber se a sua gordura abdominal é prejudicial a sua saúde, passe uma fita métrica em volta de sua barriga, na altura do umbigo, seguindo os seguintes passos:
- A medição deve ser feita com o tórax sem roupa.
- A fita métrica deve ser colocada na altura do umbigo.
- O abdômen deve estar relaxado e expirando. Não vale prender a respiração.

Quanto menor é sua circunferência da cintura, melhor. Para a América Latina os valores de referência são 80 centímetros para as mulheres e 94 para os homens.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Os 10 Super Alimentos


Você sabe quais são os alimentos mais saudáveis do mundo? O nutricionista americano Jayme Bowden, autor dos livros Os 150 Alimentos mais Saudáveis do Planeta e As Refeições Mais Saudáveis do Mundo, selecionou uma lista com os 10 super alimentos que não podem faltar no nosso prato:

1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial.
2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.
3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.
4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.
5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.
6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.
7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.
8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Apesar do altp teor calórico, possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.
9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.
10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Os Benefícios da Atividade Aeróbica

Os exercícios aeróbicos são atividades que aumentam o consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca, e exigem movimento de quase todo o conjunto de músculos do corpo. Alguns exemplos incluem a corrida, caminhada, ciclismo, natação e aulas de aeróbica.

Mas para que os exercícios aeróbicos dêem resultados, é preciso incorporá-los aos nossos hábitos de vida. Realizá-los com uma intensidade cerca de 50 a 80 % da freqüência cardíaca máxima, durante mais de 30 minutos (sem interrupções), pelo menos 3 a 5 vezes por semana é o ideal. Para obter melhores resultados, as atividades aeróbicas devem ser combinadas com exercícios de resistência - para aumentar a força - e alongamento - para melhorar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.

Entre os inúmeros os benefícios que obteremos ao praticá-los com freqüência constante, aqui estão alguns:
- Fortalece o coração, aumentando sua eficiência pelo aumento da capacidade cárdio-respiratória;
- Controla o peso corporal pela redução da gordura armazenada;- melhora o perfil lipoprotéico deixando o colesterol HDL e LDL em níveis saudáveis;
- Melhora a qualidade do sono, fazendo-o mais renovador;
- Melhora o humor, pela redução da depressão, a ansiedade e do stress;
- Melhora a saúde mental geral;
- Previne doenças como hipertensão, diabetes, lombalgia, acidentes vasculares cerebrais e obesidade;
- Melhora o sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes as infecções comuns;
- Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição e energia ao indivíduo;
- Aumenta o consumo de oxigénio e a resistência do organismo;
- Aumenta a sua auto-estima.

Lembre-se que é aconselhável consultar um médico antes, para saber suas reais condições físicas antes de começar qualquer atividade.

E se você quer mais energia turbinar o seu treino, experimente o Honey Stinger Energy Gel da Sintetase. Muito bom!

Cuidado com o Overtraining!

Quem pratica atividade física intensa (mais de cinco vezes por semana, mais de duas horas diárias) deve ficar atento aos perigos do overtraining, expressão utilizada para caracterizar o excesso de treino. A busca por rápidos resultados com treinos mais intensos, em vez de trazer benefícios ao corpo, pode causar problemas de saúde. Alguns dos sintomas do overtraining são: problemas cardíacos, musculares e imunológicos; cansaço; insônia; dores de cabeça; disfunções hormonais; lesões; disfunções hormonais; perda no rendimento; alterações de humor; perda de apetite; perda de peso; ansiedade; depressão, etc.

Uma boa maneira de se precaver contra o over-training, é simplesmente observar se a atividade física que você está fazendo, está lhe deixando com mais energia, mais bem humorado e mais bem disposto de modo geral. É importante sentir prazer durante o treinamento e, para isso, nunca vá além da sua capacidade física. Um trabalho cuidadoso e adequado, supervisionado por um profissional qualificado, resulta em ganhos muito maiores tanto a médio como a longo prazo.