quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dicas para Manter o Metabolismo em Alta

Algumas atitudes e mudanças de hábitos podem ajudar a acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias e perder peso. As dicas parecem bem simples mas, se implementadas a longo prazo, podem surtir efeito:

  • Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), tornando-se mais lento.
  • A água gelada acelera o metabolismo, pois para elevar o líquido de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna, há um maior gasto de energia. O mínimo recomendado é de seis a oito copos por dia.
  • Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a conseqüente sensação de fome.
  • Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.
  • Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar e mastigar bem os alimentos.
  • Dormir bem é importante, pois é no sono que é produzido os principais hormônios anabólicos, como GH e a testosterona, que são essenciais para manter um bom metabolismo.
  • Faça ginástica, mas não é preciso exagerar. O metabolismo se mantém acelerado até oito horas depois de uma sessão de ginástica aeróbica. Já quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa ainda continua 7% mais alta. Além disso, a musculação aumenta a massa magra, que acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. O ideal é alternar as atividades aeróbicas e anaeróbicas.

Nenhum comentário: