segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Conheça os Alimentos Inimigos da sua Saúde!

Se você quer manter ou perder peso e, principalmente, ter hábitos alimentares saudáveis, é importante manter distância de certos alimentos que podem causar danos à saúde, seja pela concentração de substâncias nocivas ou pela ausência completa de nutrientes necessários ao funcionamento de nosso corpo.

Confira a lista dos alimentos que você deve banir do seu cardápio ou consumir com muita, muita moderação:

Batatas fritas: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. Também são muito calóricas.

Refrigerantes: são cheios de açúcar e outros produtos químicos, além de altamente calóricos e sem qualquer nutriente. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais, que não são saudáveis.

Algodão-doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais.

Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo, pois tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. O pão integral é a melhor opção.

Sopa industrializada: é pobre em nutrientes e repleta de sódio e conservantes.

Alimentos embutidos: a carne processada (linguiça, bacon, presunto, salame, mortadela, salaminho, bacon, salsicha, entre outros) é preservada através de defumação, excesso de sal (sódio) e conservantes químicos. Um estudo recente do World Cancer Research Fund alerta para um risco 20% maior de desenvolver câncer de cólon pela ingestão de alimentos embutidos.

Alimentos com gorduras trans: a gordura trans é uma gordura que representa um risco sério à saúde. Além disso, os alimentos que contêm este tipo de gordura (bolachas, bolos, chips, produtos de fast-food, etc) são usualmente bastante calóricos.

Alimentos fritos: as frituras são muito ricas em gorduras e, conseqüentemente, em calorias. Além disso, os alimentos fritos em restaurantes normalmente são cozinhados em óleos que já foram utilizados várias vezes, o que os tornam ainda mais nocivos à saúde.

Nenhum comentário: