segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Os Benefícios dos Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos são ótimos para quem deseja perder godura, pois aumentam o metabolismo graças ao efeito térmico que possuem, induzindo o corpo a gastar certa quantidade de energia durante a digestão. Mas para se conseguir os resultados esperados em uma dieta termogênica, os alimentos devem ser introduzidos regularmente no dia a dia. Confira abaixo alguns desses alimentos super-poderosos:

Chá Verde: Estudos mostram que o extrato de chá verde estimula o metabolismo e colabora com a perda de peso. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.

Mostarda: Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher de chá de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à ingestão.

Brócolis: Esse vegetal é rico em cálcio, que potencializa a perda de peso. Além disso, é rico em vitamina C, que estimula a absorção do cálcio. Sendo assim, o brócolis auxilia o emagrecimento e ainda reforça o sistema imunológico.

Laticínios magros: De acordo com um estudo publicado na Obesity Research, laticínios podem acelerar a perda de peso. Este poder está associado ao alto índice de cálcio e proteínas.

Carnes magras: Este famoso construtor muscular também é capaz de estimular seu metabolismo. Inúmeros estudos mostraram que proteínas potencializam o metabolismo, reduzem a gordura e constroem massa magra, provocando um maior consumo calórico. Para aumentar a dose de proteínas da sua dieta, o Whey Protein é excelente.

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.

Gengibre: Um trabalho realizado na China mostrou aumento do metabolismo em 20%. Pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.

Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, elimina o excesso de “líquidos” e aumenta a energia do organismo. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes(como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Outros alimentos com a mesma capacidade são: acelga, couve, aspargos, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, gorduras vegetais (em especial a de côco) e produtos derivados de chocolate.

Mas atenção: não é recomendável alimentar-se somente com esses alimentos. O ideal é ter uma alimentação balanceada enriquecida com os termogênicos.

Nenhum comentário: