segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os Perigos da Gordura Abdominal


A gordura mais danosa ao corpo humano, em termos de saúde é aquela que se concentra no abdômen, a famosa barriga “de cerveja”. Além de ser anti-estético, a obesidade abdominal é perigosa porque está ligada ao desenvolvimento de vários fatores de risco ao coração, como níveis de colesterol, resistência à insulina, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão e trombose. Ela também oferece risco de câncer, em especial os de mama, útero, cólon, intestino grosso e rins.

O estilo de vida reforça essa tendência. A bebida e os petiscos do "happy hour", a feijoada do sábado e o churrasco de domingo, somados ao sedentarismo e ao estresse, transformam-se em gordura localizada. Controlar a alimentação, dando preferência a verduras, frutas, legumes e cereais, é o primeiro passo para eliminar a barriga e não gerar outros problemas. Também é importante praticar atividades físicas. E não se pense que uma série de abdominais é a solução, pois essa atividade apenas promove o enrijecimento da musculatura do abdômen. Para queimar a gordura é necessário praticar exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta ou corrida.

Para saber se a sua gordura abdominal é prejudicial a sua saúde, passe uma fita métrica em volta de sua barriga, na altura do umbigo, seguindo os seguintes passos:
- A medição deve ser feita com o tórax sem roupa.
- A fita métrica deve ser colocada na altura do umbigo.
- O abdômen deve estar relaxado e expirando. Não vale prender a respiração.

Quanto menor é sua circunferência da cintura, melhor. Para a América Latina os valores de referência são 80 centímetros para as mulheres e 94 para os homens.

Nenhum comentário: