segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Café-da-Manhã: Não Saia Sem Ele!

Pode parecer estranho, mas quem toma um café-da-manhã reforçado queima mais calorias do que quem pula essa refeição. Segundo pesquisadores, as pessoas que não tomam café-da-manhã têm metabolismo diminuído em relação àqueles que fazem o desjejum regularmente. Além disso, quem fica muito tempo em jejum exagera nas refeições ao longo do dia, aumentando o acúmulo de nutrientes e calorias que, se não forem gastas, serão armazenados sob forma de gordura.

O café-da-manhã é a refeição mais importante do dia, pois refaz as reservas de energia utilizadas durante a noite, interrompe um jejum de aproximadamente 8 horas que fazemos enquanto dormimos, ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e também a acelerar o metabolismo, que é o motor do nosso corpo. Quando não nos alimentamos após acordar, nosso organismo usa outras fontes de energia, obrigando o corpo a fazer mudanças metabólicas que podem afetar o seu funcionamento normal. Além disso, esse costume pode comprometer as funções cognitivas, principalmente as relacionadas com a memória e concentração.

Se o seu problema é não ter fome ao acordar, procure comer menos à noite, o que o ajudará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

E nem pense em sair de casa em jejum, principalmente se você for se exercitar! Mesmo se você for malhar bem cedo, é importantíssimo se alimentar bem, senão o rendimento não será tão positivo. Ao invés de gastar as energias, o seu corpo vai poupá-las e você não conseguirá perder peso.

Um comentário:

Criatividade aos Cubos disse...

Muito bom esse blog...Adorei!!! Vou passar por aqui todo dia! Parabéns!