quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Acredite no Poder da Musculação!

A musculação é o melhor caminho para chegar ao corpo desejado, com músculos definidos e curvas delineadas. E embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento com peso ainda é o estímulo mais eficiente para essa finalidade.

Com o aumento da massa muscular, você melhora seu desempenho esportivo, a estética corporal, e ainda aumenta a proteção dos ossos e articulações. Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam trabalhar os músculos para modelar o corpo e perder gordura. Fortalecer os músculos também aumenta sua capacidade física, fazendo com que as tarefas do dia a dia se tornem mais fácil.

O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e em uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.

Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre os benefícios da musculação, fica a dica: procure uma academia de musculação em sua cidade, que possua bons aparelhos e profissionais especializados, e comece a praticar o mais breve possível, pois verá que os resultados são surpreendentes. E para evitar lesões musculares, não se esqueça de alongar antes e depois dos exercícios físicos.

Veja o vídeo abaixo, do Programa Viver Bem, da TV Ponta Negra (SBT/Natal-RN), sobre como a musculação auxilia no emagrecimento:

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Suplementos Alimentares para a Boa Forma

Emagrecer, aumentar a massa muscular, melhorar o desempenho no treino. Não importa o seu objetivo, para todos eles existem opções de suplementos alimentares que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Mas é importante frisar que, quando falamos de suplementos, não estamos nos referindo a remédios cheios de químicas nem de esteróides anabolizantes, que são drogas sintéticas. Suplementos alimentares não são nada além de produtos que contêm as mesmas substâncias nutricionais dos alimentos, só que em doses concentradas. Se usados de forma correta, pode-se obter bons resultados com os suplementos, que devem ser aliados a uma alimentação equilibrada e variada, e a hábitos saudáveis.
Conheça alguns dos suplementos mais utilizados:

BCAA - Leucina, Valina e Isoleucina: São aminoácidos abundantes em carnes e são considerados essenciais, pois não são produzidos pelo nosso organismo. A suplementação desses aminoácidos se baseia na hipótese de que seu uso reduz os sintomas de fadiga relacionada ao exercício. Porém, o seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos (ou seja, de ganho de massa muscular). Hoje se sabe que a sua suplementação deve ser recomendada com o objetivo de melhorar o sistema imune do individuo.

MALTODEXTRINA: é um carboidrato complexo, composto através do amido de milho. Funciona como combustível para repor o glicogênio muscular, evitando fadiga e melhorando o desempenho. Usa-se preferencialmente 30 minutos antes ou durante o exercício.

GLUTAMINA: Encontrado em carnes, é um aminoácido não-essencial, mas que desempenha diversas funções. Além de ser um aminoácido de importante função como nutriente (energético) às células imunológicas e do intestino, melhorando assim a defesa do organismo, a glutamina apresenta importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica. Seu uso é recomendado baseado em estudos que mostraram melhora na suscetibilidade a infecções, gripes e resfriados após a prática de exercícios intensos, entretanto sobre seu efeito anabólico, apesar de sutil, as pesquisas apresentam dados cada vez mais favoráveis.

WHEY PROTEIN: são proteínas que podem ser isoladas do soro de leite, um subproduto da manufatura do leite de vaca. É muito usada como suplemento nutricional por aqueles que desejam ganhar músculos. Geralmente a versão em pó pode ser simplesmente misturada à água ou leite e bebido e usada para fazer outras refeições como barras de proteínas. Porém, a exposição prolongada a altas temperaturas irá desnaturar a whey protein, então o cozimento em forno não é recomendado.

O fundamental é não se iludir e buscar soluções rápidas para adquirir um corpo saudável e em forma. Para isso, é necessário gastar tempo e suar a camisa na academia.

Fortaleça seus Músculos com as Proteínas

As proteínas têm papel fundamental no organismo. Elas estão presentes em todas as células e tecidos que formam os principais elementos estruturais do corpo e são essenciais para a construção e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue. E por auxiliar no ganho de massa muscular, que é responsável pelo aumento do metabolismo, a proteína também ajuda a perder gordura.

Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às
necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade protéica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) são incompleta em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor. Entretanto, convém ressaltar que para obter uma boa dose de proteínas diária, deve-se diversificar a dieta com alimentos de origem vegetal e animal, cada um dos quais com uma qualidade e quantidade diferentes de aminoácidos.

Quem pratica exercícios físicos, especialmente musculação, deve ingerir mais proteínas que uma pessoa sedentária, para que haja o crescimento muscular. O meio mais eficiente de utilizar as quantidades adequadas de nutrientes é dividindo a ingestão calórica ao longo de seis refeições, aproximadamente a cada 3 horas. É recomendável a ingestão de proteínas até duas horas após o treino para uma boa recuperação muscular. Mas isso não é o bastante para o crescimento dos músculos. Bons resultados vão depender de treino e alimentação adequadas.

Quer saber um pouco mais sobre a importância das proteínas em sua alimentação diária? Veja esse vídeo do National Geographic Channel, que faz uma comparação entre as proteínas e os carboidratos:


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Força Extra para o Seu Treino


Após o treino, nada melhor do que alimentar os músculos com proteína. E as barras protéicas fazem esse serviço muito bem. Elaboradas para fornecer proteínas para a recuperação muscular, essas barras contêm, além de proteínas, aminoácidos, carboidrato e algumas vitaminas, o que as torna um alimento completo e com calorias na medida certa para não engordar. O lanche perfeito para depois da malhação!
E aqui vai uma dica! Se você não suporta aquele
gosto desagradável de proteína, experimente Muscle Sandwich da Sintetase, uma deliciosa barra com alto teor energético, que pode ser encontrada nos sabores chocolate, baunilha, canela e chocolate triplo.

Beba Mais Água!


Se você ainda tem dúvida quanto aos benefícios de água, veja alguns deles abaixo:

1 - A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão, auxiliando no bom funcionamento do intestino.

2 - O consumo de água é imprescindível à beleza, pois controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular, garantindo, assim, o equilíbrio da pele e sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando o sódio e as toxinas do organismo, impedindo que o acúmulo dessas substâncias seja refletido na pele através de inchaços e celulites.

3 - Por ser responsável pelo controle da temperatura corporal, a água é essencial para quem pratica atividades físicas regulares. Isso porque, durante os exercícios, os músculos produzem uma grande quantidade de calor, que gera aumento de temperatura, resultando na sudorese. Se ela for muito intensa, não só elimina água, mas também sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Se não for feita uma reposição adequada antes, durante e depois dos exercícios, o corpo começa a se manifestar através de fadiga mental, cãibras e prejuízo no desempenho físico.

4 - A água também ajuda a emagrecer. Pesquisadores na Alemanha descobriram que beber água gelada acelera o metabolismo em até 30% e diminui significativamente a absorção de carboidratos e gorduras. E não é só isso. Ao tomar bastante água antes das refeições, tendemos a comer 15% menos. Beber água em quantidade suficiente também irá auxiliá-lo a não confundir sede com fome.

5 - Uma hidratação adequada ajuda a reforçar as defesas do organismo, pois garante o volume ideal de sangue para transportar nutrientes importantes para as células e auxilia na absorção dos mesmos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Chá Verde: O Grande Aliado da Saúde

Feito com as folhas da Camellia sinensis, a mesma erva que dá origem ao chá preto, o chá verde possui inúmeras virtudes medicinais de conhecimento milenar, como, por exemplo, seu efeito estimulante. E hoje a ciência comprova suas propriedades terapêuticas.

Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, publicou um estudo mostrando que o chá verde queima calorias, devido ao aumento do metabolismo, sendo assim, uma ótima opção para perder peso. E para os esportistas de plantão, uma boa notícia: outros estudos mostram que o consumo chá verde pode melhorar a performance e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.

E os poderes terapêuticos do chá verde não param por aí. A bebida é rica em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. E está comprovado que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também ajuda a diminuir o risco de artrose, aterosclorose e outras doenças degenerativas, além de prevenir alguns tipos de tumores malignos, ativar o sistema imunológico e regenerar a pele.

Com tantos benefícios atribuídos a essa bebida milenar e de tradição oriental, não há como não se render a umas boas doses de saúde diariamente.

Uma boa pedida é o chá verde instantâneo XGT Energy Jackie Chan.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pratique uma Atividade Física

A prática regular de atividade física traz enormes benefícios para a nossa saúde. Confira alguns deles:

- Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura;
- Ajuda no controle do estresse;
- Melhora o condicionamento físico;
- Aumenta a auto estima;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Ajuda a melhorar o sono;
- Melhora os níveis de colesterol: aumenta o HDL (o bom colesterol) e diminui o LDL (o mau colesterol);
- Protege de doenças sérias como doenças cardíacas, hipertensão arterial e depressão;
- Ajuda a prevenir osteoporose, artrite, diabetes e deficiências respiratórias;
- Melhora a postura;
- Aumenta a disposição para tarefas cotidianas;
- Melhora a elasticidade e flexibilidade do corpo;
- Melhora o sistema imunológico;
- Aumenta a qualidade e expectativa de vida;
- Aumento de força muscular, entre outros benefícios.

Então o que você está esperando para começar! Escolha uma atividade física que mais lhe agrade e comece já. Mas lembre-se de sempre consultar um médico antes e procurar um bom profissional de educação física para indicar o exercício ideal para você.

10 Erros de Quem Quer Emagrecer



Quem quer emagrecer com saúde precisa ficar atento para não cometer alguns erros que podem detonar seus planos. Confira abaixo o que não fazer, se quiser entrar em forma.

1 – Pular o café da manhã – Uma alimentação equilibrada durante a primeira refeição do dia pode ser uma grande aliada para as pesssoas que estão tentando perder peso. Isso porque um desjejum saudável aumenta o metabolismo e ajuda a evitar exageros no almoço. Quem pula essa refeição, deixa o metabolismo mais preguiçoso, fazendo com que o organismo poupe calorias em vez de queimá-las.

2 – Aderir a dietas milagrosas – Dietas que promovem um rápido emagrecimento, sem reeducar os hábitos alimentares, geram o efeito “sanfona”, ou seja, você perde peso por um tempo, mas volta a engordar depois. Além disso, as dietas da moda podem causar danos à saúde, além de colaborar para a obesidade a longo prazo. É importante frisar que não existe nenhum alimento completo ou capaz de conter todos os nutrientes necessários ao organismo. Portanto, para ser saudável, a dieta deve conter alimentos de todos os grupos em porções adequadas.

3 – Abusar de produtos light e diet – Produtos light e diet nem sempre são opções mais magras que as convencionais. O chocolate diet, por exemplo, embora seja isento de açúcar, é mais calórico que o comum. Já os light tiveram sua receita alterada para reduzir o total energético em pelo menos 25% quando comparados aos alimentos convencionais correspondentes. Portanto, consuma-os com moderação.

4 – Comer sempre a mesma coisa – Além de ser chato e enjoativo, seu organismo precisa de uma variedade de nutrientes para funcionar bem. Senão, a carência de sais minerais e vitaminas provoca um desequilíbrio interno capaz de, entre vários sintomas, estimular a fome de uma maneira desenfreada. Por isso, tenha sempre alimentos coloridos no seu prato, pois a cor dos alimentos é um bom sinal de variação de nutrientes.

5 – Comer correndo – O estômago leva 20 minutos para avisar ao cérebro que está satisfeito. Se não der esse tempo a ele, você acabará comendo muito mais do que o necessário. O ideal é reservar pelo menos meia hora para comer sossegado (a).

6 – Tomar laxante e diurético – Esses remédios não queimam gordura, o real problema de quem quer emagrecer. Por outro lado, a dupla causa um desarranjo geral no organismo. Os diuréticos eliminam líquidos, e os laxantes, a comida que já foi digerida e deixou boa parte das calorias no corpo. Logo, o uso de ambos com a finalidade de emagrecer não é uma boa idéia.

7 – Beber, beber e beber – Se você adora uma cervejinha todo final de semana, saiba que cada lata de cerveja contém 147 calorias. E como dificilmente se consome apenas uma latinha numa saída com os amigos, faça as contas de quantas calorias você pode estar ingerindo em um único dia.

8 – Fazer atividade física em jejum – Ir à academia sem se alimentar antes pode ser perigoso. Além de você ter um piripaque no meio da academia, seu corpo vai obter energia queimando proteínas do seu corpo, ou seja, dos seu músculos que tanto quer ganhar. Portanto, alimente-se sempre, antes de ir à malhação!

9 – Trocar água e sucos naturais por refrigerantes e sucos de caixinha – Nada substitui a água como líquido indispensável ao nosso organismo. Ela, nos mantém em equilíbrio, em boa temperatura, e hidratados. Se você não dispensa um refrigerante ou sucos cheios de substâncias artificiais, acredite: eles diminuem os nutrientes que temos dentro de nós para eliminá-los e metabolizá-los, pois requerem mais energia para isso. Além de engordar e não trazer benefício nenhum ao nosso organismo.

10 –Descontar a raiva no prato – Embora a comida ajude a trazer conforto em alguns momentos de carência, nenhum alimento substitui o terapeuta. Se a situação for complicada e você estiver comendo descontroladamente, procure um profissional para a ajudá-lo (a) a trabalhar bem esse processo.