terça-feira, 12 de agosto de 2008

10 Erros de Quem Quer Emagrecer



Quem quer emagrecer com saúde precisa ficar atento para não cometer alguns erros que podem detonar seus planos. Confira abaixo o que não fazer, se quiser entrar em forma.

1 – Pular o café da manhã – Uma alimentação equilibrada durante a primeira refeição do dia pode ser uma grande aliada para as pesssoas que estão tentando perder peso. Isso porque um desjejum saudável aumenta o metabolismo e ajuda a evitar exageros no almoço. Quem pula essa refeição, deixa o metabolismo mais preguiçoso, fazendo com que o organismo poupe calorias em vez de queimá-las.

2 – Aderir a dietas milagrosas – Dietas que promovem um rápido emagrecimento, sem reeducar os hábitos alimentares, geram o efeito “sanfona”, ou seja, você perde peso por um tempo, mas volta a engordar depois. Além disso, as dietas da moda podem causar danos à saúde, além de colaborar para a obesidade a longo prazo. É importante frisar que não existe nenhum alimento completo ou capaz de conter todos os nutrientes necessários ao organismo. Portanto, para ser saudável, a dieta deve conter alimentos de todos os grupos em porções adequadas.

3 – Abusar de produtos light e diet – Produtos light e diet nem sempre são opções mais magras que as convencionais. O chocolate diet, por exemplo, embora seja isento de açúcar, é mais calórico que o comum. Já os light tiveram sua receita alterada para reduzir o total energético em pelo menos 25% quando comparados aos alimentos convencionais correspondentes. Portanto, consuma-os com moderação.

4 – Comer sempre a mesma coisa – Além de ser chato e enjoativo, seu organismo precisa de uma variedade de nutrientes para funcionar bem. Senão, a carência de sais minerais e vitaminas provoca um desequilíbrio interno capaz de, entre vários sintomas, estimular a fome de uma maneira desenfreada. Por isso, tenha sempre alimentos coloridos no seu prato, pois a cor dos alimentos é um bom sinal de variação de nutrientes.

5 – Comer correndo – O estômago leva 20 minutos para avisar ao cérebro que está satisfeito. Se não der esse tempo a ele, você acabará comendo muito mais do que o necessário. O ideal é reservar pelo menos meia hora para comer sossegado (a).

6 – Tomar laxante e diurético – Esses remédios não queimam gordura, o real problema de quem quer emagrecer. Por outro lado, a dupla causa um desarranjo geral no organismo. Os diuréticos eliminam líquidos, e os laxantes, a comida que já foi digerida e deixou boa parte das calorias no corpo. Logo, o uso de ambos com a finalidade de emagrecer não é uma boa idéia.

7 – Beber, beber e beber – Se você adora uma cervejinha todo final de semana, saiba que cada lata de cerveja contém 147 calorias. E como dificilmente se consome apenas uma latinha numa saída com os amigos, faça as contas de quantas calorias você pode estar ingerindo em um único dia.

8 – Fazer atividade física em jejum – Ir à academia sem se alimentar antes pode ser perigoso. Além de você ter um piripaque no meio da academia, seu corpo vai obter energia queimando proteínas do seu corpo, ou seja, dos seu músculos que tanto quer ganhar. Portanto, alimente-se sempre, antes de ir à malhação!

9 – Trocar água e sucos naturais por refrigerantes e sucos de caixinha – Nada substitui a água como líquido indispensável ao nosso organismo. Ela, nos mantém em equilíbrio, em boa temperatura, e hidratados. Se você não dispensa um refrigerante ou sucos cheios de substâncias artificiais, acredite: eles diminuem os nutrientes que temos dentro de nós para eliminá-los e metabolizá-los, pois requerem mais energia para isso. Além de engordar e não trazer benefício nenhum ao nosso organismo.

10 –Descontar a raiva no prato – Embora a comida ajude a trazer conforto em alguns momentos de carência, nenhum alimento substitui o terapeuta. Se a situação for complicada e você estiver comendo descontroladamente, procure um profissional para a ajudá-lo (a) a trabalhar bem esse processo.

Nenhum comentário: