segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Fortaleça seus Músculos com as Proteínas

As proteínas têm papel fundamental no organismo. Elas estão presentes em todas as células e tecidos que formam os principais elementos estruturais do corpo e são essenciais para a construção e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue. E por auxiliar no ganho de massa muscular, que é responsável pelo aumento do metabolismo, a proteína também ajuda a perder gordura.

Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às
necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade protéica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) são incompleta em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor. Entretanto, convém ressaltar que para obter uma boa dose de proteínas diária, deve-se diversificar a dieta com alimentos de origem vegetal e animal, cada um dos quais com uma qualidade e quantidade diferentes de aminoácidos.

Quem pratica exercícios físicos, especialmente musculação, deve ingerir mais proteínas que uma pessoa sedentária, para que haja o crescimento muscular. O meio mais eficiente de utilizar as quantidades adequadas de nutrientes é dividindo a ingestão calórica ao longo de seis refeições, aproximadamente a cada 3 horas. É recomendável a ingestão de proteínas até duas horas após o treino para uma boa recuperação muscular. Mas isso não é o bastante para o crescimento dos músculos. Bons resultados vão depender de treino e alimentação adequadas.

Quer saber um pouco mais sobre a importância das proteínas em sua alimentação diária? Veja esse vídeo do National Geographic Channel, que faz uma comparação entre as proteínas e os carboidratos:


Nenhum comentário: