sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Poder dos Isotônicos


Os isotônicos são bebidas compostas de água, sais minerais e carboidratos. Este tipo de líquido é muito usado por pessoas que praticam exercícios, geralmente em academias. Deve-se lembrar que o consumo deste tipo de produto (como qualquer outro), deve ter a supervisão de um especialista para que o usuário não sofra efeitos colaterais. O uso indiscriminado dos isotônicos pode trazer problemas a pessoas que tem diabetes, por exemplo.
Mas nem só malefícios traz esse tipo de bebida. O “lado bom” é que os isotônicos repoem as perdas de águas e sais, durante os treinos. Além de repor sais minerais e água, eles também servem para matar a sede e repor as energias, graças à presença (6 a 8%) de hidratos de carbono monomoleculares (glicose, sacarose e frutose) que são rapidamente absorvidos pelo organismo, fornecendo-lhe calorias. Este tipo de bebida também é recomendado para criaças com alto nível de desidratação.
Aí vão alguns alertas de como usar este tipo de bebida:
Só há necessidade de isotônicos se você perder mais de 2% de peso corporal durante a atividade física.
Ideal para esforços mais prolongados (triatlos, duatlos, ciclismo, corrida), bebidas com adição de vitaminas também são recomendáveis.
Consuma-os de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.
Agora, uma dica que é IMPORTANTE para todos: a água de côco, é um isotônico natural que possui apenas 22 calorias por 100 ml.
E não esqueça: NÃO DEIXE DE SE HIDRATAR ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS EXERCÍCIOS.

3 comentários:

Gabriel disse...

Em corridas longas, como maratona e meia maratona, o uso do isotônico é feito por muita gente. Dependendo do organismo da pessoa esse líquido pode fazer bem ou mal. Em corridas longas eu não me adapto bem a esse repositor energético, me dá enjoô, nessas ocasiões prefiro a água mesmo, mas depois de uma pelada, ou exercício mais curto eu faço uso dos isotônicos sem nenhum problema.

Visite: http://cheirodegol.blogspot.com/

Futebol carioca, esportes em geral, música, variedades...

Anônimo disse...

4FIT é uma academia com uma ótima localização nos bairros de Moema e Itaim. http://www.4fit.com.br

Anônimo disse...

O importante é ter saúde por isso não é bom arriscar em perdê-la.Prefiro substancias naturais não industrializadas.