segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Chocolate: Verdades e Mitos


O chocolate é para algumas pessoas um pecado e para outras a “realização de um sonho”. E eu venho aqui para mostrar quais são as verdades e as mentiras que se falam por aí sobre essas pequenas fontes de prazer.

Para começar, o chocolate não é esse vilão que as pessoas dizem por aí. Ele aumenta a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além disso, ele ameniza a TPM. No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino caindo a produção de serotonina. A falta desse neurotransmissor aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, elas saem correndo atrás de um chocolate, que contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro.


O chocolate também tem a capacidade de proporcionar energia por conter cafeína e teobromina que, em doses sensatas, aumentam a concentração e o pique.

Em contra partida a esses benefícios entram os riscos e males que esse saboroso alimento proporciona. Devido ao seu valor calórico e de gorduras muito alto, seu consumo deve ser moderado.

Daí surge a eterna pergunta que não cala: Chocolate diet engorda?

Sim! Tanto o chocolate diet como os normais são bastante calóricos. No caso do chocolate diet, não há adição de açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega até a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas que querem emagrecer.

Abaixo, vou pôr pra vocês a quantidade de calorias de alguns chocolates conhecidos, por 100g:

Alpino, Nestlé 233 kcal
Alô Doçura, Garoto 553 kcal
Charge, Nestlé 537 kcal
Chokito, Nestlé 440 kcal
Crunch, Nestlé 529 kcal
Diamante Negro, Lacta 520 kcal
Galak, Nestlé 560 kcal
Laka, Lacta 55o kcal
Prestígio, Nestlé 433 kcal
Sonho de Valsa, Lacta 534 kcal

E se você não abre mão de um delicioso chocolate mas não quer cometer nenhum pecado que prejudique a forma física, aí vai uma dica: barra de proteína no sabor chocolate da Sintetase que possui apenas 290 calorias (57 gramas). O nome é Muscle Sandwich!!! Uma delíciaaaaaa!!!!

Nenhum comentário: