quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Esportes ao Ar Livre


Se você é aquele tipo de pessoa que não tem muita paciência para academia, minha dica hoje, é praticar exercícios ao ar livre.
Nada como uma boa caminhada na praia ou no parque para aliviar o stress do cotidiano e fugir daquele lugar fechado que é academia, para alguns. Em parques das cidades encontramos barras para a prática de exercícios ou ciclovias para pedalar "saindo do lugar", diferentemente da bicicleta ergométrica. Outra vantagem de praticar exercícios ao ar livre, é que você não precisa pagar nada e se eles forem praticados na praia, ainda da pra pegar um bornzeado (claro, evitando os horários onde o sol é muito forte, entre às 10h e às 16h).
Algumas academias perceberam que o exercício ao ar livre pode ser uma boa idéia. Elas preparam estratégias para atingir o público que não quer utilizar aparelhos eletrônicos. Alguns professores levam a aula para as ruas, de maneira que o exercício não se torne uma rotina.
Abaixo, coloco algumas opções de esporte que você pode praticar:
Caminhada: Ao invés de pegar o carro para ir à padaria, utilize suas pernas. Uma simples caminhada pode fazer diferença no seu dia. Ande no parque, na praia, faça uma boa caminhada.
Corrida: Escolha um bom horário para correr no seu parque preferido. Comece aos pouco. Vá andando e acelerando os passos, até começar a correr. Não ultrapasse seus limites e sinta o prazer que o esporte pode lhe trazer.
Bicicleta: Passeie de bicicleta por vias sem movimento, pela ciclovia, por um parque cheio de árvores. Vá pegando ritmo e, quando se sentir pronto, acelere e se sinta leve.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Descubra Qual Tipo de Yoga é a Sua Cara!


A yoga é uma técninca milenar que surgiu na India, com a finalidade de juntar vários objetivos como: autoconhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual, mas sempre tendo como meta final atingir o estado de hiperconsciência.
Venho aqui para mostrar que esta prática é dividida em várias partes e tenho certeza que alguma dessas vai ser a sua cara!
Hatha Yoga este é o estilo mais praticado no Ocidente e logo é ligado quando se fala em "yoga". O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. É indicado para quem quer um foco maior no corpo.
Ashtanga Yoga é uma das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas aos poucos, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.É indicada para quem gosta de trabalhar o corpo com práticas mais fortes. A cantora Madonna é uma das praticantes desse estilo.
No Iyengar Yoga, a principal característica é o conceito de alinhamento do corpo que desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares. É indicada quer uma postura melhor.
Power Yoga os movimentos são fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras. É indicada para quem quer melhorar o condicionamento físico. Sua prática faz aumentar a força, resistência e flexibilidade do corpo, além de ajudar na concentração.
Kundalini Yoga durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem como objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo). É indicada para quem quer um maior trabalho espiritual.
Raja Yoga tem como a meditação seu foco. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual da pessoa e não tem ênfase no esforço físico. É indicada para quem sofre de insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Gel Energético



Hoje eu venho dividir com vocês a minha recente descoberta nesse mundo de suplementos: o gel energético.
Sua função é melhorar a disposição do usuário, ja que ele possui vitaminas do complexo B que agem diretamente no metabolismo protéico e energético. Outro beneficio que ele traz é a sensação de não deixar o estômago pesado, após consumi-lo. Além de ser prático e fácil na hora de transportar (cabe em qualquer bolso).
Bom, tenho certeza de que vocês estão se perguntando: mas qual é o tipo ideal pra mim?
O tipo ideal não tem, o que deve ser levado em consideração na hora da compra do gel energético é a sua necessidade, para o que você quer. Eu usei o HONEY STINGER, da Sintetase.
É muito comum ao longo do dia, devido a uma noite mal dormida ou ao stress, sentirmos uma sensação de cansaço físico e mental. O uso do gel energético nestes momentos pode melhorar a disposição, a atenção e fazer sua mente voltar a trabalhar com mais clareza.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Poder dos Isotônicos


Os isotônicos são bebidas compostas de água, sais minerais e carboidratos. Este tipo de líquido é muito usado por pessoas que praticam exercícios, geralmente em academias. Deve-se lembrar que o consumo deste tipo de produto (como qualquer outro), deve ter a supervisão de um especialista para que o usuário não sofra efeitos colaterais. O uso indiscriminado dos isotônicos pode trazer problemas a pessoas que tem diabetes, por exemplo.
Mas nem só malefícios traz esse tipo de bebida. O “lado bom” é que os isotônicos repoem as perdas de águas e sais, durante os treinos. Além de repor sais minerais e água, eles também servem para matar a sede e repor as energias, graças à presença (6 a 8%) de hidratos de carbono monomoleculares (glicose, sacarose e frutose) que são rapidamente absorvidos pelo organismo, fornecendo-lhe calorias. Este tipo de bebida também é recomendado para criaças com alto nível de desidratação.
Aí vão alguns alertas de como usar este tipo de bebida:
Só há necessidade de isotônicos se você perder mais de 2% de peso corporal durante a atividade física.
Ideal para esforços mais prolongados (triatlos, duatlos, ciclismo, corrida), bebidas com adição de vitaminas também são recomendáveis.
Consuma-os de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.
Agora, uma dica que é IMPORTANTE para todos: a água de côco, é um isotônico natural que possui apenas 22 calorias por 100 ml.
E não esqueça: NÃO DEIXE DE SE HIDRATAR ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS EXERCÍCIOS.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Os Benefícios do Chá Verde


O chá verde, foi originalmente “inventado” na China, durante o século XVII.
Esta mesma planta foi levada por monges chineses até o Japão, onde se popularizou através dos tempos em forma de bebida, superando até refrigerantes e bebidas alcóolicas.
Depois de informar a vocês essas curiosidades, vou mostrar agora, os benefícios que essa bebida (que a principio tem um gosto que deixa a desejar), traz à nossa saúde.
Por conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Está comprovado, também, que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
Uma dica pra quem quer emagrecer é o extrato concentrado de chá verde (Xtra Green Tea), da Sintetase.
Além do efeito medicinal, o chá verde também foi descoberto como novo produto dermatológico. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey descobriu que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo “vermelho-camarão”. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
Uma dica de preparo do chá, pra ele não sair tão amargo é a adição de uma colher de chá de mel ou estévia. Açúcares e adoçantes não são utilizados, pois suas composições químicas atrapalham na hora da perda do peso.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Carne Vermelha não é Vilã


Um dos alimentos mais “antigos” é, sem dúvida, a carne vermelha. Desde sempre o ser humano caçou animais para se alimentar. Parece, então, haver uma contradição em dizer que esta carne faria mal a nosso organismo. Vamos, então, explicar melhor certas teorias e boatos que estão sempre aparecendo por aí.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer, fez com que constatassem que um em cada dez casos de câncer no pulmão e intestino poderia ser evitado se a ingestão de presuntos, carnes, salsichas e bacon fossem diminuídas. Um outro estudo feito pela revista Plus Medicine mostra que os pesquisadores fizeram uma ligação entre o câncer de fígado e esôfago com o consumo de carne vermelha.

O que faria, no entanto, com que fosse mais propício que aqueles que comessem carne vermelha desenvolvessem o câncer é a existêcia da gordura saturada em sua composição. É importante ressaltar que a quantidade de gorduras nas carnes varia muito, tanto pelo tipo dela, quanto pela forma com que ela é preparada, assim como a quantidade ingerida. Sendo assim, caímos em um conceito já bem batido:“Tudo em execesso faz mal”, e a carne em excesso também faz mal. O ideal é equilibrar a quantidade e as formas de preparo dela. A carne bovina é 6 por cento superior (1,8 %) em quantidade de gordura que a suína (1,2%) e, quando as duas são assadas, a primeira passa a 9,2 % de gordura enquanto a suína passa a ter 13%. Sem contar o fato de que as pessoas têm comido cada vez mais gorduras e carboidratos, o que os cientistas também acham que influi no aumento do problema em ingerir carne vermelha.

Isso, no entanto, é só um dos lados da moeda. A carne vermelha é extremamente importante para o crescimento de uma criança devido a seus aminoácidos. Possui minerais importantíssimos, dos quais se destacam: o ferro, que possibilita que seja evitada a anemia e grandes quantidades de zinco e água que ajudam a manter o metabolismo, o que auxilia na perda de peso. A proteína é o elemento essencial para o crescimento e a construção de novos tecidos no corpo, assim como para reparar tecidos fissurados. Isso tudo acontece quando se faz musculação e, por isso, a ingestão de carne vermelha é tão indicada para aqueles que desejam aumentar a massa muscular.
Percebendo que a carne vermelha ajuda muito a manter uma vida saudável, devemos procurar alternativas para que continuemos a desfrutar dos benefícios que ela oferece, evitando a “parte que faz mal”.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Chocolate: Verdades e Mitos


O chocolate é para algumas pessoas um pecado e para outras a “realização de um sonho”. E eu venho aqui para mostrar quais são as verdades e as mentiras que se falam por aí sobre essas pequenas fontes de prazer.

Para começar, o chocolate não é esse vilão que as pessoas dizem por aí. Ele aumenta a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além disso, ele ameniza a TPM. No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino caindo a produção de serotonina. A falta desse neurotransmissor aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, elas saem correndo atrás de um chocolate, que contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro.


O chocolate também tem a capacidade de proporcionar energia por conter cafeína e teobromina que, em doses sensatas, aumentam a concentração e o pique.

Em contra partida a esses benefícios entram os riscos e males que esse saboroso alimento proporciona. Devido ao seu valor calórico e de gorduras muito alto, seu consumo deve ser moderado.

Daí surge a eterna pergunta que não cala: Chocolate diet engorda?

Sim! Tanto o chocolate diet como os normais são bastante calóricos. No caso do chocolate diet, não há adição de açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega até a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas que querem emagrecer.

Abaixo, vou pôr pra vocês a quantidade de calorias de alguns chocolates conhecidos, por 100g:

Alpino, Nestlé 233 kcal
Alô Doçura, Garoto 553 kcal
Charge, Nestlé 537 kcal
Chokito, Nestlé 440 kcal
Crunch, Nestlé 529 kcal
Diamante Negro, Lacta 520 kcal
Galak, Nestlé 560 kcal
Laka, Lacta 55o kcal
Prestígio, Nestlé 433 kcal
Sonho de Valsa, Lacta 534 kcal

E se você não abre mão de um delicioso chocolate mas não quer cometer nenhum pecado que prejudique a forma física, aí vai uma dica: barra de proteína no sabor chocolate da Sintetase que possui apenas 290 calorias (57 gramas). O nome é Muscle Sandwich!!! Uma delíciaaaaaa!!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Aprenda a Praticar Corretamente os Abdominais

Embora a prática de abdominais não ajude diretamente a perder a indesejada barriga, o exercício tonifica os músculos do abdômen e queima calorias, sendo um importante auxiliar no processo de redução da gordura localizada na região.

O problema é que muitas pessoas fazem o abdominal de forma errada, forçando o pescoço e a coluna e, assim, trabalham pouco o abdômen.

Veja abaixo como praticar os abdominais de forma correta:

- O exercício deve ser feito sempre com as pernas flexionadas e com a coluna toda encostada no colchonete que você está deitado. Não flexione o pescoço (você não deve deixar o queixo encostar na direção do seu peito), assim você evita forçar a região e provocar dores na região superior das costas (na região cervical).

- O movimento é de flexão do seu abdômen e não do seu pescoço. Para iniciar você deve flexionar o abdômen (não desencoste do chão a região lombar: inferior das costas) e ao voltar não encoste os ombros e a cabeça no colchonete. Faça 3 séries de 15 repetições para iniciantes. Para alunos mais avançados faça 4 séries de 18 a 25 repetições. É importante lembrar que não é necessário fazer várias repetições seguidas, se você quiser aumentar a intensidade e desenvolver o músculo, pode trabalhar com pesos.

- Lembre-se de respeitar o seu limite e seu corpo: se o exercício estiver muito pesado e difícil de fazer diminua as repetições. Quando começar a ficar fácil vá aumentando aos poucos.

- Regularidade é importante na prática de qualquer atividade física. Mas não adianta trabalhar essa região todos os dias, pois isso torna o exercício ineficaz. Descanse pelo menos 48 horas entre cada sessão. Três dias por semana são suficientes.

- Solte o ar quando contrair e inspire quando relaxar. Respirando da maneira correta, a intensidade do exercício aumenta de forma espetacular.

Se você praticar os abdominais da maneira correta, deve obter resultados em um mês. Lembre-se que estes resultados serão uma barriga mais musculosa e definida. Mas para acabar de vez com a gordura na região, é preciso aliar essa atividade à prática de exercícios aeróbicos.

O vídeo abaixo ensina como fazer uma série de exercícios que irão te ajudar a conquistar o abdômen sarado: